Total de visualizações de página

domingo, 8 de maio de 2011

Meninas sofrem duas vezes mais do que meninos



De acordo com pesquisa, aquelas que são alvo de bullying aos 6 anos têm mais chances de continuar com o problema aos 10. Entenda:
Sua filha já reclamou por que ganhou um apelido nada agradável na escola? Ou por que não é convidade para nenhuma festa? Parece estranho pensar nisso, mas saiba que as meninas podem ser as maiores vítimas do bullying. Uma pesquisa realizada pelas Universidades de Warwick e de Hertfordshire, da Inglaterra, com mais de 600 crianças de ambos os sexos, constatou que elas sofrem duas vezes mais com o problema do que os meninos. Além disso, os pesquisadores também verificaram que aquelas que são alvo de bullying aos 6 anos têm mais chances de continuar sendo agredidas aos 10.
De acordo com a psicóloga Mara Rabani, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), isso acontece devido ao próprio comportamento das meninas nessa idade. “Elas conversam mais, enquanto os meninos têm mais brincadeiras motoras. Com isso, elas identificam quem são as ‘líderes’ e os ‘patinhos feios’, e fazem mais chacotas”, diz. E, como nessa fase ainda é menina para um lado, menino para o outro, os alvos acabam sendo as outras colegas.
O estudo também revelou que o tipo de bullying muda conforme a criança cresce. Varia de referências a características físicas (“orelhudo”, “barrigudo”, “quatro olhos”) a fofocas, chegando à exclusão social. Mara diz que o primeiro tipo é mais frequente entre os menores. E quando a exclusão se torna insuportável? Nesse caso, é comum a criança ter de mudar de escola. Os pesquisadores avaliaram que, entre os alunos entrevistados, 171 alunos foram para outro colégio, sendo que, destes, 9% podem ter sido vítimas de bullying. Verificou-se também que essas crianças tinham poucos amigos e estudavam em classes organizadas de maneira hierárquica.
Fonte: Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário