Total de visualizações de página

domingo, 8 de maio de 2011

Um monstro chamado bullying

ILUSTRAÇÃO: CAROLINA FERRÉS


A palavra é diferente, mas a prática, infelizmente, acontece sempre. Bullying é o nome que se dá às agressões feitas repetidamente contra uma pessoa. Não é só de agressão física que estamos falando. Também se encaixam as gozações maldosas, como dar apelidos infelizes, humilhar... São várias as formas de bullying, que deixam a vítima, muitas vezes, com marcas que serão levadas para a vida adulta. Veja algumas dúvidas de leitoras e saiba o que fazer se acontecer com você.
“Na escola, ganhei um apelido que eu detesto. O que eu faço?”
B.T., 10 anos 
Diga que não gosta do apelido e peça a eles que parem. Se isso não acontecer, sugira à coordenação da escola que faça palestras de conscientização dos alunos sobre o bullying. Até porque, essa agressão pode estar acontecendo com outras pessoas também.
“Fizeram uma comunidade no Orkut só para falar mal de mim. E agora?”
C., 12 anos 
Se os membros da comunidade forem da sua escola, é bom que a coordenação tome conhecimento. Também é importante contar aos seus pais, para que eles possam ajudá-la.
ILUSTRAÇÃO: CAROLINA FERRÉS“Sou gordinha e, cada vez que me chamam de baleia, saio xingando todo mundo! Parece que a situação só piora. Por quê?”
R.F.L., 12 anos
Porque você faz exatamente o que eles gostariam que fizesse. Então, a saída é tentar levar na esportiva. Quando eles sacarem que você não se importa com o apelido chato, vai perder a graça. Mas se isso realmente faz você se sentir mal consigo mesma, uma boa dica é procurar um psicólogo para ajudá-la.
“Sempre ficava com umas meninas no colégio, mas elas passaram a me ignorar. Quando chego perto, ficam cochichando e rindo de mim.”
T.S., 10 anos 
Se fazem isso, é porque não são suas amigas. Caso não queiram esclarecer o que aconteceu, afaste-se e procure outro grupo mais legal e que mereça a sua amizade.
“Na minha classe tem uns meninos que sempre jogam bolinha de papel em mim. A professora já deu bronca, mas não adianta. Não quero mais ir para a escola.”
K., 9 anos 
Isso é um caso de agressão e é grave. Por isso, é importante que você conte aos seus pais o que está acontecendo, para que eles conversem com a coordenação da escola a respeito.
Consultora. Loverci Moraes, psicóloga.
Isso é bullying, sim!
O que muita gente chama de “brincadeira” é, na verdade, uma maldade das grandes. Saiba o que é considerado bullying pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (Abrapia): colocar apelidos, ofender, zoar, gozar, sacanear, humilhar, fazer sofrer, discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, agredir, bater, chutar, empurrar, ferir, roubar, quebrar pertences. 
Fonte: www.bullying.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário